terça-feira, setembro 18, 2007

Como cortar gastos ....

É... em tempos difíceis é necessário cortar tudo o que for possível, supérfluo... sem redizir o seu padrão de vida ...questão de sobrevivência... Veja como :

Dinheiro não é elástico: confira como cortar gastos. Você acha que cortar custos de sua família significa necessariamente reduzir seu padrão de vida? Isso não é verdade. Existem várias formas de administrar o uso do dinheiro de uma forma mais racional, que permitem poupar ou mesmo fechar as contas no final do mês, se isso ainda não está sendo feito.


A primeira dica é tentar envolver as outras pessoas da família nessa missão. Isso porque não adianta tentar concentrar as decisões nas pessoas remuneradas da casa, já que todas gastam em seu dia a dia. Confira aqui algumas recomendações, para tentar combater aquelas contas que aos poucos acabam com o seu salário.


Energia Elétrica - Uma das contas que certamente você tem que arcar todos os meses é a de energia elétrica. Não sugerimos aqui que você deixe de utilizar os equipamentos que trazem comodidade a sua família, a sugestão é apenas reduzir aqueles gastos de energia desnecessários.


Podemos, por exemplo, desligar o chuveiro enquanto nos ensaboamos, ou fechar a torneira na hora de escovar os dentes. As luzes dos cômodos não precisam ficar ligadas quando não há pessoas neles. Existem lâmpadas que consomem menos energia, e seu custo de aquisição mais alto é compensado em pouco tempo de uso.


Os televisores e aparelhos de som só devem ser ligados quando realmente forem utilizados. Isso todos sabem, mas, na prática, poucas pessoas prestam atenção a esses desperdícios. Vale discutir o assunto com as crianças, e passar a importância de se evitar gastos, pois só assim elas entendem que você não está fazendo um pedido sem sentido.


Telefone fixo e celular - Você não precisa deixar de ligar para as pessoas que quiser, mas lembre-se que existem opções mais baratas. Fora do horário comercial, por exemplo, a ligação tem um preço bem reduzido, assim como no domingo.


Outra grande diferença nos preços fica entre os telefones fixos e celulares. Tente primeiro encontrar a pessoa com quem você pretende falar através de um número fixo, na casa ou no trabalho. Parece pouco, mas se todos da casa alterarem esse comportamento, a economia no mês pode ser muito boa.


Habitação e automóvel também podem ser repensados.Atenção também, é claro, para aquelas contas que consomem boa parte de sua renda. A moradia certamente é uma delas. No momento de fazer a compra de uma casa ou apartamento, pense no longo prazo. Será que vale mesmo a pena entrar com um financiamento para comprar uma casa com apenas um quarto? Agora você pode estar solteiro, mas poderá em breve constituir uma família e sentir a necessidade de um local maior.


Assim, talvez valha a pena você alugar esse local menor agora, para poupar e comprar aquele imóvel que realmente vai satisfazer suas necessidades depois. Isso porque, é preciso lembrar, nem todos os imóveis são fáceis de vender, e você pode ter que aceitar um preço abaixo do desejado se quiser se desfazer dele rapidamente.


Na escolha de um imóvel para alugar, não se esqueça de por no papel todos os gastos que terá que assumir: além do valor do aluguel, tem o condomínio, IPTU, taxa de lixo, etc, que variam conforme o porte do imóvel. Ou seja, o gasto com um apartamento que custa 30% a mais que outro não fica apenas nessa diferença do valor do aluguel: outras contas sobem como conseqüência.


Com a escolha do automóvel, você também precisa ter cuidado. Para saber mais a respeito, leia: ( Carro: você sabe quanto ele realmente custa para você?).
Faça alguns cálculos.Essas dicas até agora podem ser úteis para você, mas talvez o seu dinheiro esteja indo para outro lugar. Para saber mesmo quais contas consomem sua renda, você precisará fazer alguns cálculos.

Talvez uma planilha ajude, mas ela não é necessária. Depois que souber quais despesas representam uma parcela maior do seu gasto mensal, concentre-se nelas!
Nessa hora, não precisa exagerar nos detalhes (contabilizando valores irrisórios), mas também não ignore algumas contas que sempre se repetem. Geralmente elas têm um impacto maior no seu bolso do que você imagina.


Seja exemplo para a sua família.Para que as reduções de custo sejam significativas, o ideal é que todas as pessoas da casa se envolvam. Para as crianças, é bastante natural copiar o comportamento dos pais, por isso, tente dar o exemplo. Se você é o jovem da casa, proponha aos outros essas idéias: seus pais com certeza irão gostar.

Nenhum comentário: