quarta-feira, outubro 14, 2009

Sintomas podem prever casos de vício em Internet

O problema do vício em internet é antigo e preocupa cada vez mais os médicos. As pesquisas nesta área ainda são muito recentes e pouco conclusivas, especialmente em realação às crianças e adolescentes. Alguns pesquisadores de Taiwan identificaram um grupo de condições de saúde mental que podem aumentar o risco de uma criança desenvolver depend~encia da net dando aos pais a chance de tomar uma atitude antes de ser tarde demais.

Uma equipe liderada pelo psicologista Chih-Hung Ko do Kaohsiung Medical University Hospital estudou o uso de internet em 2.300 crianças de 11 anos, durante 2 anos, sendo que a cada seis meses as crianças deveriam preencher formulários, detalhando o tempo passado online. Aproximadamente 11% apresentou probabilidade de desenvolver obsessão pela rede.

Segundo o site New Scientist, estudando ambos os sexos, encontrou-se depressão, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, fobia social ou sentimentos de hostilidade como os indícios predominantes das crianças que poderão apresentar o vício quando adolescentes.

Para garotas, fobia social e depressão foram, notadamente, os maiores diagnósticos, o que significa que as diferenças entre os sexos devem ser levadas em consideração ao elaborar estratégias de prevenção e intervenção para a dependência.

Em alguns sites como o NetAddiction.com é possível encontrar testes que ajudam a identificar o problema. Já existiam, há bastante tempo, centros de "reabilitação" para os que passam tempo demais online, como os acampamentos na China e Coréia do Sul, ajudando os pais que procuram maneiras de livrar seus filhos dessa condição. Mas antes das descobertas taiwanesas, os procedimentos eram empíricos, adaptados de outros tratamentos contra dependências, como alcoolismo, vício em sexo ou dependência a drogas.

(Fonte : Site InfoWebNews)

Nenhum comentário: