sábado, novembro 06, 2010

Om Mani Padme Hum




OM - Simboliza o corpo, a palavra, e a mente pura e sublime de um Buda. OM representa o universo, o espaço inseparável de todas as divindades. Quando pronunciado com vigor gera no corpo as condicões para limpeza e purificação.
MANI, que significa "jóia". Simboliza o método de intenção para alcançar a iluminação, a compaixão e o amor. Da mesma forma que uma jóia é capaz de eliminar a pobreza, a mente altruísta da iluminação é capaz de afastar a pobreza, ou as dificuldades da existência cíclica e da paz solitária. Do mesmo modo como uma jóia satisfaz os desejos dos seres sencientes, a intenção altruísta de alcançar a iluminação satisfaz as aspirações dos seres sencientes.
As duas sílabas, PADME, significam "lótus", simbolizam a sabedoria. Assim como um lótus nasce da lama mas não se contamina com ela. A sabedoria é capaz de nos proteger de situações contraditórias. Existe a contradição quando não existe a sabedoria. A sabedoria é capaz de perceber a impermanência; a sabedoria percebe que as pessoas não são auto-suficientes ou substancialmente existentes; a sabedoria percebe o vazio da dualidade, a sabedoria percebe o vazio da existência inerente. Embora existam muitos tipos diferentes de sabedoria, a mais importante é aquela que percebe o vazio.
A pureza é alcançada através da unidade indivisível do método e da sabedoria, representada pela sílaba final HUM, que indica essa indivisibilidade. Não se pode alcançar a sabedoria plena se não praticarmos um método puro. O método de prática da vibração do mantra OM MANI PADME HUM, faz-se referência a uma consciência na qual existem a forma completa tanto a sabedoria quanto o método como uma entidade indiferenciável. Representam as sílabas - sementes dos cinco Budas Vitoriosos.
HUM, é a sílaba-semente de Akhobhya - o inalterável, o que não se agita, o que nada pode perturbar.
Desse modo, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que, em função da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, podemos transformar nosso corpo, palavra e mente impuros, no corpo, palavra e mente sublimes de um Buda.

Nenhum comentário: