

A primeira prova automobilística no Brasil ocorreu no dia 26 de julho de 1908, organizada pelo Automóvel Club de São Paulo (fundado onze dias antes do evento)e pelo Automóvel Club do Brasil e ficou internacionalmente conhecida como "Circuito de Itapecerica".
A competição aconteceu no chamado Circuito de Itapecerica da Serra - com 75 quilômetros a partir do Parque Antártica, na Água Branca, passando pelas atuais avenidas Doutor Arnaldo e Paulista, entre outras.
Participaram dezesseis pilotos. O vencedor foi o aristocrata rural Sylvio Penteado.
A competição brasileira foi criada pelo francês Conde Lesdaim, que chegou ao Brasil no início de 1908 e trouxe as experiências das provas automobilísticas européias e asiáticas.
Veja como tudo começou ...
Santos Dumont, o primeiro a trazer um veículo a combustão e pneus de borracha, um Peugeot, em novembro de 1891 teve a idéia de formar um club de donos de veículos automotores do país.
A fundação do clube data de 27 de setembro de 1907, mas somente um ano depois o governo do Rio de Janeiro — capital federal na época — reconheceu e oficializou a entidade, formada pelos seis primeiros proprietários de carros no país até então: Santos Dumont, José do Patrocínio, Álvaro Fernandes da Costa Braga, Aarão Reis, Olavo Bilac e Fernado Guerra Durval.

Sede do Automóvel Club do Brasil no início do século XX
Nenhum comentário:
Postar um comentário