sábado, julho 11, 2009
Monólogo em Interlagos
Ninguém melhor que Giuliano Losacco, bi-campeão da Stock Car (2004 e 2005) para avaliar este carro, xodó há anos da marca japonesa nos ralis.
"Este carro é um trator. Encara tudo e não quebra". Este carro é, nada mais nada menos que o Subaru Impreza WRX. Não só por ser piloto, mas por já ter tido duas peruas WRX.
O carro chega em Interlagos com plástico nos bancos esportivos e pouco mais de cem kms rodados. Losacco olha para os pneus 205/50 R17 com "cabelinho".
O Subaru, absoluto, atravessa os boxes sob o olhar atento de pilotos que treinavam num Mégane. Todos queriam assistir de camarote o show na pista.
Logo na saída dos boxes, Losacco diz sentir saudade do motor 2.5 "boxer" (cilindros deitados e contrapostos) e da tração integral. É que ele trocou seu WRX por um Civic automático.
Calejado, ele tira o pé na subida do Laranjinha. "Vamos esquentar primeiro os pneus e os freios".
Um Subaru talvez nunca tenha andado tão devagar pelo miolo de Interlagos. Ele entra no Bico de Pato a 50 km/h com o conforto e o silêncio de um Corolla "careta". É a prova de que o WRX pode ser usado todos os dias sem parcimônia.
Quando passa na frente dos boxes a 180 km/h Losacco esquece de vez de seu Civic. Aliás, pelo retrovisor, bem longe, é possível ver o Civic Si tentando acompanhar o WRX na "volta de apresentação".
Passa a linha de chegada e já dá para avistar o "S' do Senna se aproximando. Os 230 cv do Subaru já empurram o carro a 200 km/h. E os freios ABS entram em ação...
Logo na entrada da primeira curva do "S", o Subaru começa a escorregar de traseira. A carroceria inclina bastante, e a frente já aponta para o "guard rail" de dentro.
"Olha o Subaru girando sobre o próprio eixo", comenta Losacco, num instante que provoca o acelerador.
A tração integral nas quatro rodas conserta a trajetória do carro, como num passe de mágica. uma volta no volante de tres raios é o suficiente para entrar na segunda curva do "S".
E o Civic Si ali atrás, só aplaudindo o monólogo que o Subaru protagoniza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário