domingo, novembro 08, 2009

Stress, excesso de trabalho e a Síndrome de Burnout

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, que age provocando dores, irritação e depressão, o problema pode ser amenizado e até mesmo controlado com a prática do Tai Chi Chuan.

O sucesso e o reconhecimento profissional, muitas vezes, são acompanhados por uma sobrecarga de tarefas e responsabilidades. Desencadeando problemas sérios e variados como oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, dores de cabeça e problemas digestivos.Os portadores dessa síndrome devem procurar formas de nutrir a auto-estima. Novos passatempos, encontros com amigos, períodos em contato com a Natureza, ouvir música, dançar, praticar uma atividade diferente, o que quer que proporcione prazer e relaxamento. O importante é reerguer a vida sobre diversos pontos de apoio. O sucesso do

método, porém, depende principalmente da disposição do paciente de admitir que os princípios que orientaram sua vida até o momento o fizeram adoecer e de se propor a mudá-los.

Mas como amenizar e até mesmo prevenir esse problema? O Tai Chi Chuan é uma arte que pode ser aplicado na saúde, como sistema preventivo. É uma atividade física de médio impacto, sendo recomendada, portanto, pela Organização Mundial da Saúde - OMS.

A prática do Tai Chi Chuan pode amenizar os sintomas da Síndrome de Burnout e melhorar muito a qualidade de vida de empresários, executivos e de qualquer pessoa que possua uma carga de trabalho muito intensa e estafante.


Os benefícios do Tai Chi Chuan são inúmeros. Ele fortalece o corpo, estimula e
favorece a circulação das energias, proporciona consciência corporal e calma mental. É uma das artes terapêuticas mais suaves e fáceis de ser aprendida. Possui poder de rejuvenescimento físico e mental, abaixa a pressão sangüínea, estimula a circulação, mobiliza o sistema


imunológico, melhora a saúde cardiovascular, além de aliviar os estados depressivos. Gera um sentido de paz interior, na medida em que há concentração nos movimentos e os movimentos sendo feitos com suavidade, fazem com que a mente e os músculos relaxem, promovendo a flexibilidade.

O Tai Chi Chuan é um sistema de controle emocional, na medida em que centraliza a pessoa em si mesma e a leva a tomar consciência de seus limites e de como superá-los, servindo grandemente como complementação terapêutica na área da psicologia.

(Fonte : Site do Yahoo)

Nenhum comentário: