domingo, junho 27, 2010

Grande Premio de Fórmula 1 em Valência


Mais um domingo de Fórmula 1, agora em Valência. Os pilotos da Red Bull se destacaram na Espanha, neste domingo , de formas diferentes. Sebastian Vettel teve uma atuação tranquila, sem problemas e venceu a corrida. Mark Webber apareceu negativamente, ao sofrer um acidente impressionante. Seu carro tocou na roda traseira esquerda de Heikki Kovalainen e decolou. Menos mal que não sofreu nada na aterrissagem, saindo ileso do incidente.

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, apesar de ter sido obrigado a cumprir uma punição de drive-through por ter ultrapassado o safety-car quando este estava entrando na pista. Ele tentou encontrar uma maneira de se aproximar do alemão da RBR, sem sucesso. Antes de uma partida decisiva válida pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo, pode-se dizer que a Alemanha triunfou sobre a Inglaterra. Pelo menos, na F1.

Em terceiro ficou Jenson Button. Rubens Barrichello terminou em quarto, conquistando seu melhor resultado desde que se transferiu para a Williams.

Como de costume, a Renault e a Force India garantiram seu espaço entre os dez primeiros. Robert Kubica foi o quinto e Adrian Sutil, o sexto.

Já no sétimo posto, apareceu a sensação da corrida: Kamui Kobayashi. O japonês ficou grande parte do GP em terceiro, segurando carros mais rápidos do que ele. O piloto da BMW Sauber teve de parar, mas graças à uma arrojada atuação, conseguiu se manter no top-10.

Sébastien Buemi foi o responsável por colocar a Toro Rosso nesse grupo, acabando inicialmente em oitavo. Já a Ferrari quase ficou de fora da turma, ao retardar a entrada nos boxes quando da entrada do safety-car no acidente de Webber. Fernando Alonso pagou o preço e não passou do nono lugar, dentro da pista. Pedro de la Rosa tinha confirmado o feliz dia da BMW Sauber levando o décimo posto.

Mas tudo isso mudou após a punição dada pelos comissários a nove pilotos por excederem o tempo máximo de uma volta enquanto o SC esteve na pista. Foram eles: Button, Barrichello, Kubica, Sutil, Buemi, De la Rosa, Nico Hülkenberg, Vitaly Petrov e Vitantonio Liuzzi.

Com isso, Alonso ultrapassou Buemi e subiu para o oitavo posto. Beneficiado pela queda de De la Rosa e Petrov, Nico Rosberg galgou duas posições, de 12º para o décimo lugar.

Felipe Massa teve pior sorte do que Alonso na estratégia que não deu certo da Ferrari e terminou em 14º. Lucas Di Grassi foi o 17º, enquanto Bruno Senna cruzou a linha de chegada em 20º.

A próxima prova da F1 não terá status de decisão, mas acontecerá no dia de uma grande final: 11 de julho, horas antes de o mundo conhecer o campeão da Copa do Mundo de 2010. A F1 estará no lendário e renovado circuito de Silverstone, na Inglaterra.

Veja o resultado final :

1 - Sebastian Vettel - Red Bull Renault

2 - Lewis Hamilton - McLaren Mercedes

3 - Jenson Button - McLaren Mercedes

4 - Rubens Barrichello - Williams Cosworth

5 - Robert Kubica - Renault

6 - Adrian Sutil - Force India Mercedes

7 - Kamui Kobayashi - BMW Sauber Ferrari

8 - Fernando Alonspo - Ferrari

9 - Sébastien Buemi - Toro Rosso Ferrari

10 - Nico Rosberg - Mercedes

11 - Felipe MASSA - Ferrari

12 - Pedro de La Rosa - BMW Sauber Ferrari

13 - Jaime Alguersuari - Toro Rosso Ferrari

14 - Vitaly Petrov - Renault

15 - Michael Schumacher - Mercedes

16 - Vitantonio Liuzzi - Force India Mercedes

17 - Lucas Di Grassi - Virgin Cosworth

18 - Karun Chandhok - Hispania Cosworth

19 - Timo Glock - Virgin Cosworth

20 - Bruno Senna - Hispania Cosworth

21 - Jarno Trulli - Lotus Cosworth

Não completaram/nº de voltas:

Nico HÜlkenber - Williams Cosworth

Heikki Kovalainen - Lotus Cosworth

Mark Webber - Red Bull Renault

Nenhum comentário: