domingo, junho 13, 2010

Hamilton vence no Canadá


Lewis Hamilton venceu sua segunda corrida consecutiva terminando na primeira colocação no GP do Canadá, neste domingo, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Com esta vitória, ele assumiu também a primeira colocação do Mundial, com 109 pontos, ultrapassando Webber, que soma 103, após terminar em quinto. Jenson Button, da McLaren, é o novo vice-líder, pois ultrapassou Alonso e com a segunda colocação na prova chegou aos 106.

O início da prova foi emocionante. Logo na largada, Hamilton manteve a primeira colocação e o brasileiro Felipe Massa, que saiu na sexta colocação, foi tocado por Liuzzi, da Force India, e teve que ir para os boxes. O piloto voltou à prova na última colocação e teve que fazer corrida de recuperação, chegando na 15ª posição, após estar na décima posição restando cinco voltas do final.

Na sétima volta, Webber, da Red Bull, fez a ultrapassagem em cima de Fernando Alonso, da Ferrari, enquanto que seu companheiro de equipe, Vettel, pressionava Hamilton, quando o piloto da McLaren levou o carro para os boxes juntamente com Alonso. Na saída do pit, a Ferrari foi mais rápida e o espanhol voltou na frente de Hamilton, mas os dois quase se chocaram.

Com as paradas de Vettel e Webber para troca de pneus e reabastecimento, Hamilton conseguiu a ultrapassagem em cima de Alonso e voltou à primeira colocação na volta 16. Na mesma volta, o brasileiro Bruno Senna, da Hispania, abandonou mais uma vez. Agora, o piloto alegou problemas no câmbio para deixar a corrida.

A prova continuou muito disputada, principalmente com a alternância na liderança entre Hamilton, Alonso, Vettel e Webber, que liderou a prova até a volta 50. Com o forte desgaste dos pneus, o piloto da Red Bull teve o rendimento comprometido e foi ultrapassado por Hamilton antes de ir para os boxes e ceder a segunda colocação para Alonso.

A segunda colocação do piloto espanhol durou somente seis voltas, quando Button passou Alonso e conquistou a vice-liderança. Perto do final da prova, Massa tentou ultrapassar Schumacher no final da reta oposta, mas o alemão não permitiu a ultrapassagem e o brasileiro para evitar o choque danificou o bico do carro, precisando ir novamente aos boxes.

Rubens Barrichello, da Williams, não vez uma boa prova e terminou somente na 14ª colocação, enquanto que Lucas di Grassi, da Virgin, ficou com a 19ª e última posição.

Em Montreal, Schumacher completou 257 GPs na carreira. Mas o final de semana do heptacampeão não foi muito boa, pois terminou em 11º lugar. Schumacher ultrapassou a marca do italiano Ricardo Patrese e agora é o segundo com mais corridas na história da Fórmula 1, atrás apenas do brasileiro Rubens Barrichello, com 292.

Veja a classificação final do GP do Canadá

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1h33min53s456
2. Jenson Button (ING/McLaren) - a 2s254
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 9s214
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 37s817
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 39s291
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 56s084
7. Robert Kubica (POL/Renault) - a 57s300
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
9. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1 volta
10. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12. Jaime Alguersuari (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 1 volta
14. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas
17. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 2 voltas
18. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 4 voltas
19. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - a 5 voltas

Não completaram a prova:

Timo Glock (ALE/Virgin)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)
Bruno Senna (BRA/Hispania)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

(Fonte : site do Terra)

Nenhum comentário: