domingo, junho 06, 2010

A primeira mulher a comandar um estaleiro


Gisela Maclaren é a única mulher brasileira a comandar uma indústria naval. Aos 42 anos cuida da empresa da familia, criada por seu avô em 1938, em Niterói - RJ.

Começou a trabalhar no estaleiro aos 15 anos, mas desde criança circulava pela área, acompanhando o pai. Na época, mulheres só eram admitidas como telefonistas ou secretárias. Hoje presencia cada vez mais a presença de mulheres na indústria naval como soldadoras, pintoras, eletricistas e montadoras.

Ela conta que, no início, teve muitas dificuldades em atuar num ambiente totalmente dominado por homens. Foi rejeitada por ser filha do dono da empresa e, principalmente, por ser mulher.

Assumiu a direção em 2000, se diz durona e que administra o estaleiro com o mesmo zelo que cuida dos dois filhos. É uma trabalhadora incansável mas procura se divertir com a mesma intensidade, pilotando avião ou cantando e chegou a competir em motocross.

Há quase dois anos , incentiva a admissão de presidiárias. Para tanto implantou no complexo penitenciário de Bangu um curso de formação de soldadoras. Ela farante que o aproveitamento das mulheres é muito superior ao dos homens.

Segundo ela, o homem ingere mais álcool e a soldadora tem mão mais firme. A solda exige uma precisão manual muito grande, a qualidade da solda feita pela mulher é melhor que a do homem.

Nenhum comentário: