domingo, julho 04, 2010

Álcool e alergias

Para quem sofre de rinite alérgica e asma, uma novidade. Estudos revelaram que o álcool pode causar ou agravar os casos de asma e rinite alérgica (febre de feno), como espirros, coceira, dor de cabeça e tosse.

Cerveja, vinho e licores contém "histamina", produzida pelo fermento e pelas bactérias durante a fermentação. A histamina é a substância química que provoca os sintomas alérgicos. Vinho e cerveja também contém "sulfitos", grupo de substâncias conhecidas por causar asma e outros sintomas de tipo alérgico.

Em um estudo de 2005, cientistas suecos examinaram milhares de pessoas e descobriram que, comparadas com a população em geral, as que tinham diagnósticos de asma, bronquite e rinite alérgica tinham muito maior probabilidade de sofrer de espirros, coriza e "sintomas nas vias aéreas inferiores" após beber álcool.

O vinho tinto e o branco eram os gatilhos mais frequentes, e as mulheres tinham quase o dobro de probabilidade que os homens de ser afetadas.

Outro estudo com milhares de mulheres publicado na revista "Clinical and Experimental Allergy" em 2008 descobriu que tomar mais de dois copos de vinho por dia quase duplica o risco de sintomas alérgicos, mesmo entre mulheres que não tinham alergias no início do estudo.

(Anahad O'Connor)

Nenhum comentário: