domingo, julho 04, 2010

A origem das formigas



A primeira formiga fóssil da África, descoberta em âmbar que data de 95 milhões de anos, desafia uma teoria antes aceita de que as formigas se originaram na América do Norte ou no Extremo oriente. A descoberta faz parte de um estudo maior publicado em "Proceedings of the National Academy of Sciences" que identifica 28 insetos fossilizados, uma aranha e um ácaro, assim como diversos espécimes vegetais presos no âmbar na Etiópia.

Os insetos, os mais antigos já identificados na África, são do período Cretáceo. Também há diversos fungos, samambaias e esporos até então desconhecidos.

Até agora, paleontologistas supunham que as formigas fossem originárias da América do Norte ou do Extremo Oriente porque os únicos fósseis conhecidos eram dessas regiões, conforme o biólogo Alexander Schimidt, principal autor do trabalho. Ele está convencido de que novas análises revelarão mais sobre a evolução das formigas e como a formiga etíope se relaciona biologicamente com formigas cretáceas do hemisfério Norte.

O trabalho é o cume de cinco anos de estudo de 20 pesquisadores de sete países, incluindo especialistas na datação do âmbar e especialistas em diversos insetos e vegetais.

(Sindya N.Bhanoo - The New York Times)

Nenhum comentário: