segunda-feira, setembro 13, 2010

Moda 'vintage' divulga sexo seguro entre cinquentões






DO "THE INDEPENDENT" - A primeira campanha nacional na Inglaterra para persuadir maiores de 50 a pratica sexo seguro será lançada na próxima semana. A entidade de saúde FPA vai usar publicidade de moda dos anos 60 e 70 para encorajar a geração mais velha a usar camisinha. Cada pôster da campanha tem a frase "Lembra-se de ter usado isso?" perto de uma foto de alguém posando com uma roupa desse período.
Outra frase diz: "Então lembre-se de usar isso", ao lado da foto de uma camisinha. A iniciativa começou por causa de números da agência britânica de proteção à saúde que mostram cada vez mais pessoas com idades entre 50 e 80 anos fazendo sexo com novos parceiros.
A tendência levou a um aumento em cinco infecções transmitidas pelo sexo nessa faixa etária. O maior aumento no número de casos de sífilis, herpes, clamídia e verrugas genitais de 2000 a 2009 foi entre pessoas de 45 a 64 anos. A gonorreia também tem atingido mais o público idoso. As maiores taxas de crescimento da doença são entre os maiores de 65 anos.
Profissionais da saúde afirmam que pessoas mais velhas não acreditam que essas doenças vão afetá-las. O crescimento da expectativa de vida e o maior número de divórcios estão entre as causas do aumento das doenças sexualmente transmissíveis entre idosos. Ao que parece, eles não sofreram o impacto de décadas de campanhas de saúde, geralmente voltadas para pessoas mais jovens.

Nenhum comentário: