domingo, setembro 05, 2010

Quando os casados dormem sós

Meus avós paternos tinham um segredo. Quando eu era criança em Savannah, no Estado da Geórgia, na década de 1970, eles viviam na casa imediatamente atrás da nossa e faziam algo que sempre foi um mistério para mim. Eles dormiam em quartos separados.

Eu especulava que isso tinha a ver com a gentileza sulista, o hábito do vovô de conversar no rádio amador até tarde da noite, ou alguma fissura invisível no casamento deles.

Mas, como meus pais dormiam em camas de solteiro lado a lado, e minha mulher e eu mais tarde escolhemos um colchão "king size", eu supunha que os quartos separados haviam tido o mesmo destino de outras relíquias. Eu estava errado. O fato é que meus avós eram precursores de uma tendência.

Quase 1 em cada 4 casais americanos dorme em camas ou quartos separados, segundo uma pesquisa de 2005 da Fundação Nacional do Sono. Estudos recentes no Reino Unido e japão chegaram a resultados similares. E a Associação de Construtores de asas dos EUA prevê que 60% dos imóveis feitos sob encomenda terão duas suítes master até 2015.

O leito conjugal, que já foi símbolo de casamento, está ameaçado de extinção.

"Até que a morte nos separe" está rapidamente virando "até que o sono nos separe".

Quem dorme separado cita várias razões para isso, inclusive apneia, síndrome das perans inquietas, a insistência dele em ver TV à noite e a necessidade dela de levantar cedo para o yoga.

Paul Rosenblatt, professor de psiquiatria da Universidade de Minnesota, entrevistou 42 casais para o seu livro : "Two in a Bed : The Social System of Couple Bed Sharing" ( Dois numa cama : o sistema social do compartilhamento da cama entre casais) e chegou a conclusões surpreendentes.

Dormir junto é melhor para a saúde. Os pacientes citavam convulsões, choques diabéticos e outras emergências médicas que passariam despercebidas se não houvesse um cônjuge próximo.

Dormir junto é melhor para a vida sexual. Tanto os homens quanto as mulheres acham que a relação sexual é bem mais frequente se eles têm acesso ao parceiro.

Dormir junto é melhor para a segurança. As mulheres, em espcial , se sentem mais protegidas contra intrusos se dormem com outra pessoa.

(Fonte : Folha de S.Paulo - Bruce Feiler)

Nenhum comentário: