quinta-feira, agosto 06, 2009

Cuidados com o "Twitter"

Com a disseminação das redes sociais, as pessoas não conseguem mais dissociar sua imagem das companhias para as quais trabalham.

Quando um profissional acessa o microblog Twitter durante o dia, as coisas que ele escreve representam a companhia para a qual ele trabalha ou refletem apenas suas opiniões pessoais ? Um pouco de cada.

Em seu blog, Jeremiah Owyang, um analista senior da Forrester Research, consultoria e instituto de pesquisas, apresentou quatro tipos de perfís que encontramos com mais facilidade no Twitter e que vão desde contas gerenciadas totalmente por empresas até profissionais que utilizam a rede de forma 100% desvinculada das organizações para as quais trabalham.

Com a disseminação do Twitter, os empregados não estão mais habilitados a dissociar eles mesmos de suas companhias, da mesma forma que a empresa não consegue desvencilhar-se da imagem de seus funcionários. Isso parece assustar muitas pessoas que acreditam em uma clara separação entre a sua vida pessoal e profissional. Mas a realidade mostra que as redes sociais tendem a interconectar cada vez maais esses mundos e, portanto, nãao vale a pena lutar contra isso.

Eu admito que eu até tentei manter duas contas separadas no Twitter, uma pessoal e outra profissional. Mas quem tem tempo para gerenciar isso durante o dia? Assim, eu tive que me render a uma única conta, na qual eu tenho algumas centenas de contatos que não se conhecem entre si.

Para evitar problemas eu tenho um cuidado de nunca escrever coisas nas redes sociais que poderiam afetar a imagem da empresa para a qual trabalho. Até posso publicar mensagens ocasionais sobre meu time de futebol preferido, mas nada chocante ou que gere controvérsia.

Mas esse bom senso não vale para todos, em especial, quando se trata de temas polêmicos, como política e religião.

A real questão que eu faço para os profissionais que estão no Twitter é : quanto tempo vocês pretendem continuar gastando com essas vidas paralelas ?

(Fonte - Site InfoWebnews)

Nenhum comentário: