segunda-feira, agosto 17, 2009

Homem Machista

Os tempos são outros, o mundo é moderno, mas existem ainda aqueles homens que parecem saídos de um livro de história antiga e carregam o machismo no bolso, sempre com eles. Consideram a mulher um objeto, sempre inferior, quase de decoração.

Mas por trás dessas atitudes equivocadas, acredita-se que pode haver uma grande insegurança. “O machista quer dominar para não perder o controle, para não ser traído. Também teme ser desvalorizado perante amigos, familiares, vizinhos. Preocupa-se mais com o julgamento dos outros do que com o bem estar da relação”.

E os psicólogos dizem ainda que não se pode esquecer do papel da mulher neste jogo. Algumas mães acabam criando filhos e filhas machistas. Quando não ensinam ao filho, por exemplo, a importância de cooperar nas tarefas domésticas ou dizem às filhas que é o homem quem deve bancar suas despesas, acabam perpetuando o comportamento.

Se o machismo parte dele ou é aceito por ela, no meio disso há uma falta de respeito enorme. Entender a própria condição é o primeiro passo para evoluir e mudar o comportamento. E psicoterapia também pode ajudar.

Nenhum comentário: