domingo, abril 29, 2007

Zhang Yin , a mulher mais rica da China!

Em 1990, Zhang começou a coletar papel usado (lixo) em Los Angeles (EUA) e a enviá-lo para a China, onde seria utilizado na confecção do papelão necessário para os setores exportadores do país em expansão.

Sua empresa, Nine Dragons Paper Holdings , é atualmente a maior fabricante de embalagens do país asiático. Sua fortuna chega a US$ 4,7 bilhões.



"Outras pessoas viam o papel usado como lixo, mas eu o encarei como se fosse uma floresta cheia de árvores. Eu tive de aprender tudo do zero. negócio era tocado apenas por mim e por meu marido e eu não falava uma palavra em inglês". - disse ela no mes de novembro passado.



Filha de um oficial do Exército chinês da época da revolução comunista, os investidores estão apostando em Zhang, pois as empresas da China que fabricam desde computadores a bicicletas, precisam cada vez mais de caixas de papelão.



A carreira de Zhang acompanha a abertura econômica da China que, desde o início da década de 1980, tem estimulado a produção de bens de consumo para a exportação.



Em 1985, quando chegou à então colônia britânica de Hong Kong, originária da província vizinha de Cantão, Zhang atuava como contadora de uma trading chinesa que foi à falênciano período de um ano.



"Quando perdi meu emprego, eu tive que fazer uma escolha", disse ela."Eu poderia voltar para a China ou poderia encontrar um emprego em Hong Kong. Um empresário de Hong Kong chegou a me oferecer um salário de 500.000 dólares de Hong Kong".



Zhang recusou a proposta de emprego e um salário equivalente a US$ 64 mil, ou 10 vezes a renda per capita de Hong Kong à época e provou que não era uma desempregada qualquer.



O pai de Zhang, Zhang Deen, havia sido tenente do Exército Vermelho à época da revolução comunista. Isto lhe proporcionou relacionamentos com pessoas influentes depois que o Partido Comunista assumiu o poder na China, em 1949.



Segundo Albert Louie, da consultoria de risco A.Louie & Associates, de Pequim - "Os amigos de Exército do pai dela tiveram um papel útil na ascensão de Zhang, pois a ajudaram a abrir portas em todos os níveis do governo chinês. Eles também a ajudaram a acumular os contatos necessários para ajudar muitos ricos empresários de Hong Kong a solucionar problemas de investimento".
Zhang: lixo dos EUA a transformou na mulher mais rica da China

Nenhum comentário: