quinta-feira, dezembro 13, 2007

Dieta do azeite é quase patrimônio

Poderia uma dieta da moda ser considerada um patrimônio? Pois a Espanha insiste em solicitar ao Conselho Europeu de Agricultura o apoio de seus parceiros na comunidade para que a chamada dieta mediterrânea seja incluída no Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


A proposta espanhola obteve o respaldo explícito da Itália, Portugal, França e Grécia, além da Comissão Européia.
"A comissão colocará à disposição todos os meios e recursos necessários para que este reconhecimento aconteça", declarou o executivo comunitário do conselho, por meio de um comunicado.


A dieta mediterrânea se baseia no uso do azeite de oliva como a principal fonte de gordura, no consumo abundante de legumes, frutas e verduras, pão e derivados de cereais, pescados, ovos, laticínios - principalmente o queijo e o iogurte - e muitas frutas secas, além do consumo moderado de vinho, sobretudo os tintos, mais carnes.


Na lista da Unesco já figuram duas manifestações gastronômico-culturais da Espanha : a festa de "La Patum" , na cidade catalã de Berga. Os festejos são uma celebração popular que tem sua origem nas festividades que acompanhavam as procissões de Corpus Christi ainda no período da Idade Média.


Também o "El Misterio de Elche" , da comunidade valenciana faz parte da relação- na verdade, um drama musical que é representado desde os meados do século XV.


O que isso traria de vantagem para a Espanha ? Segundo a ministra espanhola da Agricultura, Elena Espinosa, os hábitos alimentares de um povo serem alçados como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade , representaria um importante impulso para a promoção de seus produtos.


(Fonte - Gazeta Mercantil - 30/07/2007)

Nenhum comentário: