domingo, janeiro 18, 2009

Como reagir a uma avaliação profissional negativa

Como você deve reagir ao ser avaliado por seu chefe e ter pela primeira vez na vida, uma avaliação negativa pelo seu desempenho ?

É claro que uma avaliação negativa é muito dolorosa. Mas, veja o que disse Wendy Kaufman, executivo chefe da Balancing Life´s Issues, firma de treinamento corporativo em ossining, Nova York :

"É importante ver as avaliações negativas como presentes maravilhosos. No mínimo elas o fortalecerão e lhes darão um excelente mapa de estratégias para executar melhor seu trabalho mais adiante".

Se sua avaliação está ligada a aumentos salariais, você poderá esperar um aumento menor ou nenhum. Mas muitas vezes uma avaliação negativa é apenas um toque de despertar.

Mas uma série de avaliações negativas pode ser vista como um padrão de desempenho abaixo do esperado e levar a um rebaixamento ou mesmo à demissão.

Segundo Scott I. Barer, "Do ponto de vista jurídico, o processo de avaliação existe para criar um rastro de papel, útil se eles precisarem demitir um funcionário. De uma perspectiva prática, a maioria dos processos de avaliação se destina a promover o desenvolvimento profissional, dando aos funcionários um feedback de como eles podem melhorar sua atuação ao longo do tempo. É do melhor interesse das empresas dar a todo funcionário uma oportunidade de corrigir seu trabalho".

Baseando-se nisso, deve-se pedir ao superior que detalhe suas preocupações ?

Pedir informações adicionais é perfeitamente aceitável, desde que você formule o pedido de maneira correta.

E se você discordar totalmente da avaliação ?

Objetar aspectos de uma avaliação negativa é uma proposta arriscada, já que seu gerente ou diretor poderá interpretar seus atos como egoístas e destrutivos. Mas se certos fatos estiverem inequivocamente incorretos, é importante esclarecer as coisas. O segredo é discordar respeitosamente.

Depois da avaliação, como reconstruir a credibilidade no trabalho?

Primeiro, reuna-se com seu superior para elaborar uma lista de aperfeiçoamento passo a passo. Faça relatórios semanais para manter seu chefe informado de melhoras no desempenho em curto prazo. Finalmente, socicite reuniões periódicas com seu chefe para discutir o progresso cumulativo.

(Fonte - Folha de S.Paulo )

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