domingo, janeiro 11, 2009

A declaração número 1 ...

Depois de uma segunda-feira trágica, eu diria uma das piores da minha vida, comecei a melhorar... Somente na quinta-feira é que pude me sentir quase "boa" ...

Na terça-feira já estava a postos no trabalho, afinal, tinha descansado a semana anterior, fui a praia e ninguém acreditava que não estava bem... Fui trabalhar mesmo não estando bem.

Apesar dos pesares, nem tudo é ruim... comecei pelo fechamento das minhas "Saídas" enquanto minha colaboradora terminava as "Entradas". E todo início de ano é marcado pelas mudanças fiscais , dentro da área Tributária.

Pra complicar, ficamos sem internet e sem telefone na segunda e na terça-feira...Segundo a Telefônica, um raio caiu num cabo devido as fortes chuvas dos últimos dias e levaria algum tempo para solucionar o problema.

Somente na quarta-feira é que conseguimos entrar na internet, um prejuízo enorme para a empresa que recebe uma porcentagem grande das suas vendas por este meio. Assim, a vida profissional voltou ao normal.

Dentre as mudanças ocorridas para este ano está a NF-e e o ISS-e, adotados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. O Decreto 16692 entrou em vigor desde 01 de dezembro. Solicitamos a dispensa da NF-e, pois a nossa é conjugada com o Estado e traria um transtorno neste momento. Como em breve também teremos a NF-e da Fazenda, pedimos à Prefeitura a dispensa até entrar a eletrônica do Estado. Eles concordaram mas não nos dispensarem do ISS-e. Portanto, estamos incluídos nesta mudança.

Confesso que toda mudança é trabalhosa e esta não seria diferente. Instalei os novos programas e fui lendo o manual no Ajuda, testando. Tive vários problemas. Por exemplo, a senha não funciona no sistema offline, pelo menos , não da forma que eles explicam. Tem que ser com o nº do CNPJ. E muitos outros...

Mas, conversando com o Suporte de Informática deles, aliás eles estão de parabéns, atendimento nota 10 , educação nota 10 e retorno também nota 10.

Nunca fui tão bem atendida como fui nesta semana. Além de responder a todas as minhas dúvidas, ficamos online solucionando os problemas. E , conforme os próprios fiscais disseram nós fomos os primeiros a testar o sistema. Eles também estavam aprendendo com os imprevistos, pois , não tinham usado o sistema online.

Isto me deixou lisonjeada, como sempre na minha área, sou a primeira a correr atrás, ir em busca de solução para os problemas. E o próprio Fiscal me disse que eu era a primeira a entregar a Declaração ISSS-e.

Assim foi. Na sexta-feira última, não conseguia transmitir para o banco de dados deles, liguei novamente. Fizemos várias alternativas online até que consegui. E, qual não foi a minha surpresa, quando imprimi o protocolo de entrega, não é que era a de nº l mesmo ????

Conforme a Prefeitura de São Bernardo, existem mais de 70.000 contribuintes do Iss. E eu, da Polimold, fui a primeira a entregar! Estou muito feliz por isso ! É um marco importante onde a Era Digital entra com tudo.

Adeus papéis! Não existem mais notas fiscais, nem livros fiscais, de papel. Tudo é feito eletrônicamente, diretamente no Banco de Dados dos Órgãos Públicos. Mas isto ainda leva algum tempo ....

Nenhum comentário: