terça-feira, janeiro 27, 2009

Fique esperto ------- mesmo

Na Internet, o mal continua ganhando do bem...

Meu computador foi invadido por esses vírus que roubam senhas e não podíamos acessar nenhum banco (Itaú, Bradesco, Brasil, Nossa Caixa, Caixa Economica Federal). Quando digitávamos a senha ele direcionava para outra janela e pedia para colocar o nº de segurança do cartão e novamente a senha... Para quem está desatento cai direitinho no golpe...

A segurança na Internet está com defeito, e ninguém sabe consertar. Apesar dos esforços do setor e de cinco anos de luta da Microsoft para proteger o seu sistema operacional Windows, softwares maliciosos se espalham com uma rapidez inédita.

O chamado malware secretamente domina um computador e o usa para se disseminar em outras máquinas, exponencialmente. Cientistas da computação e pesquisadores de segurança admitem estar sendo suplantados pelos ataques.

Prosperando numa economia clandestina de cartões de crédito furtados, fraudes bancárias e outros golpes, criminosos roubam por ano cerca de US$ 100 bilhões dos usuários de computador. Uma empresa russa de antivírus falsos, usaqdos na verdade para dominar computadores, paga até US$ 5 milhões por ano a seus distribuidores ilícitos.

Com vastos recursos obtidos com informações financeiras e cartões de créditos roubados, os ciberbandidos estão vencendo com facilidade a corrida armamentista tecnológica.

O bem-financiado submundo da informática construiu sua vantagem atuando em países que tem conexões globais na internet, mas autoridades pouco dispostas a punir infratores, que trazem quantidades significativas de divisas. Isto foi constatado em outubro último quando a consultoria de segurança RSA Fraud Action Research Lab, de Massachusetts, descobriu um arquivo de 500 mil números de cartões de crédito e dados de acesso bancário que haviam sido furtados por uma rede de computadores ditos "zumbis" controlados à distância por uma guangue on-line.

Os criminosos se sofisticaram, estão organizados e internacionais porque há dinheiro de verdade para ser ganho. As gangues conseguem escrever programas que caçam um tipo específico de informação dentro de um computador. Alguns usam o sistema operacional para examinar documentos recentes, pressupondo que serão os mais valiosos. Alguns buscam e furtam logins e senhas.

O maior problema é que as pessoas não sabem que seus computadores estão infectados, pois os malwares habitualmente burlam os programas antivírus.

Nenhum comentário: