segunda-feira, junho 08, 2009

Brotas - capital paulista do ecoturismo

Estivemos aqui, há alguns dias atrás, eu e um grupo de amigos. Se você deseja viver alguns dias de aventura, Brotas é o lugar certo. A capital paulista do ecoturismo oferece inúmeras opções para a prática de esportes de aventura.

Graças ao Rio Jacaré-Pepira, que corta a cidade, Brotas se tornou ponto de encontro daqueles que apreciam esportes de aventura. A apenas 250km da cidade de São Paulo, você vai encontrar trilhas, diversas cachoeiras e corredeiras perfeitas para a prática de trekking, mountain bike, rapel, canyoning, tirolesa, rafting e bóia-cross.

Tudo isso rodeado de muito verde, que fazem de Brotas um paraíso do ecoturismo. A quantidade de cachoeiras da região se deve à presença de diversas nascentes aliada a cuesta, uma formação geológica bastante particular (um gigantesco manto de basalto sobre uma camada de arenito).

As águas que nascem nos altos morros, com 900m de altitude, descem recortando as rochas. O arenito sofre erosão primeiro, e muitas vezes o basalto desaba formando canyons, cachoeiras e grutas.

A vegetação é de cerrado e mata de planalto, com a presença de muitas aves, como a seriema, o gavião, e de espécies típicas como veado, gambá, capivara e lobo-guará. Os fazendeiros sempre ocuparam as melhores terras, no alto dos morros, devastando, em parte, a mata local.

Foi às margens do Rio Jacaré Pepira que a ocupação da região começou. A cidade iniciou seu crescimento a partir desse rio, onde os jacarés se espreguiçavam. Assim, ele possui um grande valor histório e hoje é a principal rota da aventura.

Para aproveitar tudo o que Brotas tem a oferecer, basta ter disposição e querer estar em contato com a natureza.

Nenhum comentário: