domingo, junho 07, 2009

Na Turquia, deu Button, de novo!



Jenson Button venceu , de novo, o Grande Prêmio da Turquia, disputado na manhã deste domingo. Com o triunfo em Istambul, o piloto da Brawn GP quebrou a hegemonia do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, e amplia ainda mais sua vantagem na liderança do Mundial deste ano.

Ao longo dos últimos três anos, o atual vice-campeão do mundo foi imbatível em Istambul. Desde a temporada de 2006, Felipe Massa conquistou a pole e venceu a prova disputada na Turquia. Desta vez, no entanto, o brasileiro teve sua hegemonia quebrada e terminou na sexta colocação.

Rubens Barrichello decepcionou, em função de uma provável falha mecânica e acabou abandonando na parte final da corrida. Nelsinho Piquet, por sua vez, terminou no 16º lugar.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, foi o segundo colocado, seguido pelo companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel.

Com esta vitória na Turquia, Button dispara ainda mais na tabela de classificação. Líder em aproximadamente 81% das voltas em 2009, o inglês venceu seis das sete corridas da temporada. Com 61 pontos, ele abre uma vantagem de 26 sobre o brasileiro Barrichello, seu companheiro na Brawn.

O GP da Turquia teve um começo movimentado. No terceiro lugar do grid, Barrichello chegou a comemorar por ficar do lado limpo da pista, mas largou em câmera lenta, provavelmente em função de uma falha mecânica, e caiu para a 13ª colocação.

O alemão Vettel, que começou na pole position, não conseguiu completar a primeira volta na ponta. O piloto da Red Bull errou, deu uma escapada para o lado de fora da pista e entregou a liderança nas mãos do britânico.

Sebastian Vettel passou boa parte da corrida na segunda colocação. No entanto, o alemão adotou uma estratégia de três paradas. O australiano Mark Webber, por sua vez, foi aos boxes apenas duas vezes, técnica que se comprovou mais eficiente ao final do GP.

Button parou pela segunda vez na 44ª volta e retornou com pneus macios. Webber fez o pit no mesmo giro e voltou 11 segundos atrás de Vettel, que ainda precisava visitar os boxes mais uma vez. Desta forma, o alemão reapareceu apenas na terceira colocação, posição em que encerrou a prova.

Confira o resultado final da prova turca:

1. Jenson Button (Brawn GP) - 58 voltas em 1h26min24s848
2. Mark Webber (Red Bull) - a 6s7
3. Sebastian Vettel (Red Bull) - a 7s4
4. Jarno Trulli (Toyota) - a 27s8
5. Nico Rosberg (Williams) - a 31s5
6. Felipe Massa (Ferrari) - a 39s9
7. Robert Kubica (BMW) - a 46s2
8. Timo Glock (Toyota) - a 46s9
9. Kimi Räikkönen (Ferrari) - a 50s2
10. Fernando Alonso (Renault) - a 62s4
11. Nick Heidfeld (BMW) - a 64s3
12. Kazuki Nakajima (Williams) - a 66s3
13. Lewis Hamilton (McLaren) - a 80s4
14. Heikki Kovalainen (McLaren) - a 1 volta
15. Sébastien Buemi (Toro Rosso) - a 1 volta
16. Nelsinho Piquet (Renault) - a 1 volta
17. Adrian Sutil (Force India) - a 1 volta
18. Sébastien Bourdais (Toro Rosso) - a 1 volta
19. Rubens Barrichello (Brawn GP) - abandonou
20. Giancarlo Fisichella (Force India) - abandonou

Nenhum comentário: