domingo, agosto 26, 2007

"Dormir mal compromete a saúde física e mental"...

De 30 a 50% da população sofre de insônia. Sonolência, irritabilidade e fadiga são os principais efeitos das noites mal dormidas.

Dormir bem para acordar disposto. Essa é uma das regras fundamentais para uma vida saudável. O sono é uma necessidade física do corpo humano, responsável pela reposição do desgaste natural decorrente das horas acordadas.

Sem essa atividade o organismo fica desprotegido e responde através de manifestações de fadiga, irritabilidade, sonolência, desconcentração e perda da imunidade.

Por ser uma atividade vital, o sono deve ser desempenhado diariamente com qualidade. Para grande parte da população que vive o agitado cotidiano da modernidade, dormir bem nem sempre é possível.

Entre 30% a 50% da população sofre de insônia, um dos mais conhecidos entre os quase 90 distúrbios do sono pesquisados até hoje.

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, constatou que indivíduos que permanecem acordados por mais de 19 horas, quando submetidos a testes de atenção, não conseguem se concentrar e apresentam mais erros do que pessoas com 0,8 gr de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque.

Especialistas divergem sobre a quantidade necessária de horas destinadas ao sono. Especula-se que adultos necessitam apenas de 7 a 8 horas diárias. Já crianças e adolescentes, em função do maior desgaste de energias, teriam que dormir de 9 a 11 horas por noite.

Apenas uma teoria é consensual aos médicos : a qualidade do sono vale mais do que a quantidade de horas dormidas.


Dicas para dormir bem

1. Procure manter horários regulares para deitar e acordar.
2. Mantenha a tranquilidade do local onde você dorme.
3. Se for ler algum livro ou assistir a um filme antes de dormir, evite os que possuem conteúdo estimulante. (suspense ou terror)
4. Os sons, a luminosidaade e a temperatura podem interferir naa qualidade do sono.
5. Não vá dormir com fome ou alimentado em excesso.
6. À noite, evite tomar café, chá preto e bebidas do tipo cola ou guaraná.
7. Evite o consumo de bebidas alcoólicas à noite.
8. Evite fumar à noite.
9. Durma apenas o tempo suficiente para sentir-se bem.
10. Evite "brigar" com a cama. Se tentar e não conseguir dormir, levante e tente fazer algo enfadonho ou repetitivo, como ler um livro cansativo. Ouvir uma música suave pode ajudar.

Nenhum comentário: