domingo, abril 26, 2009

Formula 1 - GP de Bahrein


O inglês Jenson Button venceu neste domingo o GP do Bahrein de Fórmula 1, ganhando a terceira corrida em quatro disputadas na temporada. A vitória fez com que o piloto da Brawn GP aumentasse a vantagem que tem na liderança do campeonato, aparecendo agora com 31 pontos. O segundo colocado é seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, com 19, e que teve boas chances de brigar pelas primeiras posições no circuito de Sakhir, mas acabou no quinto lugar.

Completando o pódio, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, chegou em segundo, e o italiano Jarno Trulli, que foi o pole, levou sua Toyota à terceira posição. Além de Barrichello, o dia não foi dos melhores para os brasileiros no GP do Bahrein.

Felipe Massa teve problemas logo na largada e acabou apenas na 14.ª colocação, tendo que fazer uma corrida de recuperação. Já Nelsinho Piquet se manteve regular e terminou em décimo, depois de largar em 15.º. P

Para sair do quarto lugar no grid de largada e conquistar mais uma vitória, Jenson Button andou bem durante toda a prova e se aproveitou da parada nos boxes das Toyota. Ainda na décima volta, Trulli e Glock já fizeram o pit stop, deixando o caminho livre para o inglês, que havia superado Vettel.

Se a estratégia da Brawn para o vencedor da corrida foi acertada, o mesmo não pode ser dito dos planos traçados para Barrichello. Mesmo após não fazer uma boa largada, o brasileiro se mantinha em sexto e brigava pela quinta posição com Vettel.

Após a primeira parada, o piloto ainda perdeu bastante tempo para fazer a ultrapassagem sobre Piquet, que lutava para ficar na zona de pontuação. Ainda assim, se aproximava para lutar pelas primeiras colocações. No entanto, na volta 26, parou nos boxes pela segunda vez e voltou mais lento, o que o obrigou ainda a fazer uma terceira parada, tirando-o da disputa pela ponta.

Já Massa sofreu com uma batida logo na primeira curva, quando seu carro ficou prensado entre o de Barrichello e de seu companheiro Kimi Raikkonen. O finlandês acabou tocando na asa dianteira esquerda do brasileiro, que teve de parar nos boxes e passou boa parte da corrida entre os últimos.

Para a Ferrari, ao menos ficou o alento de ter marcado os primeiros pontos no campeonato, com a sexta posição de Raikkonen, mostrando a evolução da escuderia.

Outra equipe que vem melhorando é a McLaren. Neste sábado, o atual campeão Lewis Hamilton fez uma corrida segura e terminou na quarta posição. Piquet também teve um desempenho melhor pela Renault, ao menos conseguindo lutar por um lugar entre os oito primeiros. Fernando Alonso, seu companheiro de equipe e bicampeão da Fórmula 1, foi o que conseguiu o objetivo pela escuderia, terminando em oitavo.

Classificação final do GP do Bahrein:
1.º - Jenson Button (ING/Brawn GP) - 56 voltas em 1h31min48s182
2.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 7s187
3.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 9s170
4.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 22s096
5.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 37s779
6.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 42s057
7.º - Timo Glock (ALE/Toyota) - a 42s880
8.º - Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 52s775
9.º - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 58s198
10.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - a 1min05s149

11.º - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 1min07s641
12.º - Heikki Kovalainen (ALE/McLaren) - a 1min17s824
13.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1min18s805
14.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
15.º - Giancarlo Fisichella (Force India) - a 1 volta
16.º - Adrian Sutil (ALE/Force índia) - a 1 volta
17.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
18.º - Robert Kubica (POL/BMW) - a 1 volta
19.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 1 volta
Abandono: Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a oito voltas

(Fonte : site do Yahoo)

Nenhum comentário: