terça-feira, abril 28, 2009

Terrafugia Transition - o carro voador

Não é de hoje que a idéia de um carro voador fascina a imaginação do público preso no trânsito. "Ele sempre foi o sonho de qualquer mecânico", disse Tyghe Trimble, editor online da "Popular Mechanics". "As pessoas estão tentando chegar a esse Santo Graal".

O graal parece estar mais perto de ser encontrado. No mes passado, o Terrafugia Transitions subiu ao céu num voo-teste breve, mas bem sucedido em Pittsburgh, Nova York. Dotado de asas dobráveis que podem convertê-lo de automóvel (com lugar para motorista e um passageiro) em avião em 15 segundos, o Terrafugia pode estar disponível ao público já no final de 2010.

Segundo John Brown, editor-chefe do site "Roadable Times", já houve 104 carros voadores e nenhum deles foi praticável e listou alguns obstáculos técnicos : automóveis e aviões tem motores totalmente distintos. E os carros tem uma aerodinâmica que os mantêm no chão, enquanto o avião é projetado para fazer exatamente o contrário.

Mas muitos acham que esses desafios mecânicos podem ser superados, graças a motores mais fortes, leves e feitos de novos materiais, como os derivados de fibras de carbono.

Acredita-se que nos próximos cinco anos já terá um veículo voador prático que poderá ser usado para ir da casa ao trabalho. Existem 11 empresas ou consórcios no mundo que estão desenvolvendo suas versões de carros voadores.

Mas, mesmo que possam ser produzidos de maneira praticável, restam outros obstáculos. Um deles é o custo. A previsão é que o Terrafugia custará cerca de US$ 194 mil, fazendo dele o que alguns aficionados por aviação chamam de RMT ou BR, em portugues, (brinquedo de riscos).

Outra dúvida : quem seria qualificado para dirigir esses veículos ? Normalmente é necessário um brevê de piloto. Vejam algumas fotos .

Nenhum comentário: