domingo, maio 31, 2009

Língua Francesa em exposição no Museu da Língua Portuguesa

Exposição tecnológica da França no Museu da Língua Portuguesa vai até o dia 13 de Setembro.
Para quem não viu ainda, vale a pena conferir.

Não é preciso saber francês para tirar proveito do "bistrô" e da "aula de balé" que o Museu da Língua Portuguesa apresenta aos seus frequentadores, dentro de uma mostra que pretende aproximar idiomas e revelar influências culturais.

"O Francês no Brasil em Todos os Sentidos" tem a mesma linguagem tecnológica já conhecida do museu, como um labirinto de "viadutos" metálicos logo na abertura, com palavras iluminadas em movimento, muitas das 5.000 trazidas pelos franceses ao país e incorporadas ou adaptadas ao português.

Nos letreiros de lojas antigas, o visitante se lembra da época em que o francês prevalecia sobre o inglês. Em outro espaço, vídeos mostram a língua em várias partes do mundo, como na fronteira com a Guiana Francesa, em curta de 1998 do artista Lucas Bambozzi.

No "bistrô" , um garçon atende fregueses fictícios, enquanto o público de verdade pode conferir um menu com explicações culinárias, como a origem do pão francês ou do petit gâteau.

Ao lado da "aula de balé", onde bonecas exibem movimentos com seus respectivos nomes originais, placas mostram os passos da famosa dança de quadrilha de festa junina, que teve sua origem nas cortes francesas.

Curiosidades guiam toda a exposição, que aborda ainda termos de moda, como o tecido "chiffon", usado em vestidos de luxo, mas cujo significado é "trapo".

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/n° - tel. 3326-0775, aberto das 10 às 17hs - preço : R$ 4,00. Taí a dica.


Nenhum comentário: