sábado, maio 08, 2010

Morre "Memélia" aos 100 anos...


Maria Amélia Alvim Buarque de Holanda, Memélia, como era conhecida, morreu de causas naturais , na madrugada do dia 07 passado, após completar 100 anos de idade, enquanto dormia em sua casa, em Copacabana (zona sul do Rio).

Viúva do historiador Sérgio Buarque de Holanda, foi uma das fundadoras do PT, sempre ao lado do marido.

Nasceu no Rio, em 25 de janeiro de 1910 (aquariana), morou em Laranjeiras, no Cosme Velho e, a partir dos cinco anos , em Copacabana.

Aos oito já era torcedora fanática do Fluminense, paixão que passou ao filho Chico, e chegava a telefonar ao clube perguntando o resultado dos jogos.

Conheceu seu marido, Sérgio Buarque, num baile de Carnaval aos 26 anos. Ela disse que, mesmo antes de casar, estava muito "emparceirada" com ele. "Pensávamos do mesmo jeito, eu não fazia questão de ser rica, tinha muita admiração pelo trabalho dele."

Durante o tempo que estiveram juntos (ele morreu em 1982), ela cuidava da casa e dos sete filhos , que tiveram 14 netos e 14 bisnetos, enquanto o marido produzia obras como "Raízes do Brasil" , cujos originais ela teve o privilégio de ler em primeira mão.

"Acho que a coisa mais bonita de Sérgio era o amor dele pelo trabalho, a vibração com que fazia as coisas."

Nenhum comentário: