sábado, maio 08, 2010

Sexo oral pode causar câncer na boca ?

Estudo liga câncer na boca a sexo oral com várias pessoas. Pesquisa concluiu que praticar com 4 ou mais parceiros triplica o risco de ter o tumor.

Um vírus sexualmente transmissível e tradicionalmente ligado a câncer no pênis, anus e colo do útero está sendo relacionado cada vez mais, a tumores na boca.

A explicação para o aumento da presença do HPV (papilomavírus humano) nos casos desses cânceres é o aumento da prática de sexo oral nas últimas décadas, pricipalmente entre os jovens.

Em 2005, 55% dos garotos e 54% das garotas entre 15 e 19 anos já tinham experimentado essa modalidade.

Nas décadas de 1940 e 1950, o primeiro estudo feito por Alfred Kinsey, sobre o mapeamento dos hábitos sexuais dos americanos, indicava números bastante diferentes.

Apenas 10% dos homens e 19% das mulheres daquela época disseram ter praticado sexo oral antes do casamento, apesar de 50% das mulheres e 33% dos homens terem casados virgens.

Partindo desse princípio, a partir do pós-guerra até hoje, que os casos de câncer na base da língua, na amígdala e até em partes do pescoço, se tornaram mais frequentes.

Essas conclusões estão em um artigo de opinião pública, publicado em março no "British Medical Journal", pela equipe do médico Hisham Mehanna, do Hospital Universitário de Coventry, Reino Unido.

É importante lembrar que não há motivo para desespero, sexo é uma coisa que é para ser boa. Os mecanismos de infecção ainda não são totalmente conhecidos. Embora a boca seja uma mucosa como a genital, as características e a resposta imune das duas regiões são diferentes. Requer ainda mais pesquisas sobre assunto.


(Fonte - Folha de S.Paulo - 07/05/2010)

Nenhum comentário: