sábado, maio 08, 2010

Novo modelo de identidade





O governo começa a emitir em outubro o novo modelo de identidade, que será único para o país e terá dez dígitos (uma sequência de nove números mais um dígito verificador). Hoje, cada Estado adota uma numeração diferente e sistemas próprios de emissão das carteiras de identidade, sem se comunicarem.

Em São Paulo, o documento tem nove dígitos, no Rio Grande do Sul, 10, e no Distrito Federal, sete, por exemplo. As sequências atuais serão totalmente modificadas dentro dos próximos 10 anos.

A emissão do novo documento começará por meio de projeto piloto em um Estado de cada região. A intenção é trocar todos os documentos em até uma década.

Nesse período, as duas carteiras (antiga e novo modelos) serão aceitas, pois a substituição será gradativa e dependerá da capacidade de aparelhar os institutos com equipamentos capazes de gerar o documento.

O modelo da carteira será similar a um cartão bancário com chip, reunirá dados pessoais, CPF e título de eleitor, e a impressão digital adaptada ao AFIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a criação de um comitê gestor para definir detalhes da implementação do novo sistema e quais serão os primeiros Estados a adotarem o documento.

O governo atrasou em um ano e meio a adoção do novo modelo. Estava previsto que as carteiras digitais começassem a ser confeccionadas em janeiro de 2009.




Nenhum comentário: