domingo, setembro 21, 2008

Pessoas e Plantas

Arrumar e cuidar da minha varanda foi uma das maiores e mais bonitas decisões da minha vida!
Minha varanda, de uns tempos para cá, tem sido um grande ensinamento.
De lá enxergo sempre melhor, entendo mais sobre a vida, especialmente sobre as pessoas e o jeito que elas crescem e precisam ser cuidadas, admiradas e cobertas de carinho e extrema paciência!
Cheguei a pensar que quem não tem uma varanda e plantas, deve ser uma pessoa muito triste...Quem não sabe ou não quer saber sobre como cuidar de uma planta, cultivar uma horta e admirar um jardim, nada entende da vida e muito menos das pessoas.
Fui descobrindo que vento demais, dependendo das folhas, faz mal; que existem espécies corajosas, destemidas mesmo, que enfrentam o sol, vento forte e chuva sem perder a graça e ficam bem firminhas. Descobri outras sensíveis demais, pobrezinhas. Quem gastaria tanto tempo e cuidados com plantas assim ?
Outras surpreendem pela capacidade de reabilitação ; uma aguinha à noite já é suficiente para vê-las, pela manhã, repletas de vida, força e tanta cor.
O fato é que plantas não crescem se lhes puxamos as folhas e as pessoas são do mesmo jeito. Se não cuidamos do que são e do que está debaixo da terra, pode esquecer beleza, força, crescimento e frutos.
Se não entendemos que são sempre muito mais do que aquilo que vemos; se não nos damos tempo para conhecê-las e não lhes oferecemos um olhar paciente e observador ; se as impedimos de serem simplesmente quem são, vamos rapidamente desistir delas, considerando-as complicadas ou exigentes em demasia.
Nada como minha varanda e minhas plantas para me ensinarem quem sou e o que significam as pessoas para mim !


(Por : Ricardo Sá - músico e membro da Comunidade Canção Nova)

Nenhum comentário: