sábado, setembro 06, 2008

Tambaba, uma das mais belas praias do litoral brasileiro!



Um dos meus sonhos é conhecer esta praia , uma das mais belas do nosso litoral nordestino e poder me bronzear sem deixar nenhuma marquinha...totalmente nua, como vim ao mundo...numa perfeita harmonia com a natureza e o meio ambiente...



Tenho certeza de que ainda me casarei na praia e a lua-de-mel será em Tambaba...

Lembra-se de quando nos conhecemos, Baby? Uma das coisas que me fascinou em você foi o desejo de ir numa praia naturista também ...e tenha certeza, ainda iremos... Veja algumas fotos ...




Tambaba, como tudo começou...
Tudo começou com um pequeno grupo de freqüentadores, que contagiados pela beleza da Praia, resolveu banhar-se nu. Confidenciaram a amigos, que contaram a mais amigos, que contaram e contaram... Assim, tornou-se uma prática rotineira nos finais de semana esse encontro em Tambaba.
Corria o ano de 1989. À medida que o grupo se ampliava, cresciam as reclamações de pessoas da comunidade, de parte da igreja e até de alguns vereadores.Em janeiro de 1991, toma posse o Prefeito Aluísio Vinagre Regis, que acalma os descontentes, estimula o movimento e incentiva a criação da AAPT - Associação dos Amigos da Praia de Tambaba, entidade que congregaria seus frequentadores.
E, em 1991 por decreto lei 276/91, torna-se a primeira Praia Oficial no Brasil de Naturismo.



Origem do nome:

Do Tupi-Guarani, o nome Tambaba tem 2 significados: “o conteúdo das conchas ” e “monte de Vênus”.

Sua lenda: Conta a lenda que uma bela índia de nome Tambaba que morava na região, apaixonou-se por um guerreiro de outra tribo. O pai de Tambaba, cacique de sua tribo, não permitiu o casamento dos dois.Tambaba desesperada com o seu destino começou a chorar e suas lágrimas inundaram as terras secas e se transformaram primeiro num lago e posteriormente uma praia, cujas ondas suaves vinham de seu soluçar.Enternecida com o milagre que se via, suplicou ao deus sol e à deusa lua que eternizassem aquele lugar como templo do amor e da vida. Suas preces foram prontamente atendidas.

Tambaba é um presente divino com suas águas cristalinas e mornas, um convite permanente aos banhos em suas piscinas naturais.Suas areias brancas com trechos polvilhados de conchas marinhas a qual permitem aos naturistas usufruí-las em longas caminhadas ou simplesmente deitar-se sobre elas e sentir a integração total com a natureza.

Sua Topografia é intimista, tal qual seu significado; como concha, abraça, guarda, protege carinhosamente os naturistas através de suas falésias multicoloridas e pedras negras imponentes, não dando a cesso a intrusos e a visitantes indesejáveis.

O céu de um azul infinito, as noites quentes estreladas na maior parte do ano, propiciam total aproveitamento do tempo dos que visitam Tambaba.Suas pedras negras (que emergem das águas instigam cada olhar a descobrir novas imagens, novas percepções, bem como imaginar como era o lugar há séculos atrás.

Sua vegetação é bem diversificada, incluindo resquícios de mata atlântica, vegetação ciliar, flores tropicais e muitos coqueiros, cujo balançar ao vento de suas palhas, nos transmite sossego, paz, poesia pura misturada ao canto suave dos pássaros.

A topografia do lugar, ímpar, criou mirantes lindíssimos que nos permitem observar toda natureza exuberante do lugar, além de permitir em sua costa, boas caminhadas a beira mar. Se preferir, há também trilhas ecológicas pela mata que nos permitem apreciar a vista do alto das falésias multicoloridas.

Localização: Tambaba fica localizada no município do Conde, cidade calma, incrustrada entre matas, falésias multicoloridas e praias; a apenas 30 km de João Pessoa, 110km de Recife e 200 km de natal. O cesso à praia é feito através de rodovias pavimentadas e seguras (PB 008)

Por estar localizada no nordeste do Brasil, possui condições climáticas altamente favoráveis, com o sol presente 365 dias no ano, a exuberância e a diversidade de suas belezas naturais e estrutura adequada à prática do naturismo, tornou-se a praia preferida pelos naturistas.

Nenhum comentário: